Idiomas:

PortugueseSpanish

quarta, 17 de julho de 2019

Boa Prática: Município do Rio Grande do Norte se prepara para acolher venezuelanos

17042018 venezuelanos agencia brasilJá pensou em acolher ou dar abrigo a um grupo de venezuelanos? Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a campanha Interiorização + Humana visa a acolher venezuelanos que enfrentam uma crise sem precedentes no país vizinho. Isso porque, para fugir da crise, venezuelanos entram pela fronteira do país.

De acordo com o governo federal, o Brasil recebeu mais de 200 mil pessoas desde 2017. Dos que cruzaram a fronteira, metade já teria deixado o país. Aproximadamente 85 mil solicitaram refúgio e outros 40 mil receberam vistos de residência temporária. Muitos entram e ficam nos Municípios fronteiriços. Mas os localizados próximos ao país estão se preparando para acolher venezuelanos.

A Rádio CNM traz a Boa Prática do Município de Carnaúba dos Dantas (RN). Com pouco mais de 8 mil habitantes, o prefeito Gilson Dantas, se prepara para acolher uma família com cinco pessoas. “Primeiramente vem a questão humana. Depois disso vem as políticas públicas, que são para todos. Se são pessoas que estão no nosso país e precisam de acolhimento, a gente vê isso com uma forma de positividade, de questão humana”, disse.

A situação real só é entendida quando conversamos com a venezuelana Yuli Teran, que está no Brasil desde 2017 e, atualmente, se encontra acolhida em Brasília. Com emprego fixo na CNM, Yuli faz um apelo. “É uma ajuda aos venezuelanos não porque são bonitos, é uma questão do coração. Por tantas coisas que vivemos, que estamos morrendo. Independente do país e do idioma, somos e pertencemos ao mundo. É lamentável ver tantas pessoas comendo lixo, morrendo, passando fome”, finaliza.

Leia Mais

Boas Práticas: Municípios se unem na busca de melhorias para a população 

Boa Prática: Município vê oportunidade de crescimento nos festejos juninos 

Boa Prática: Araruna (PR) gera economia para o Município com uso de energia solar

Por: Lívia Villela
Foto: Agência Brasil
Da Agência CNM de Notícias

Voltar

Copyright © 2019 CNM | Todos os direitos reservados